Montanha Vermelha
A Montanha Vermelha é um imenso vulcão localizado na ilha de Vvardenfell, na província de Morrowind, e o maior de seu tipo no continente de Tamriel.
Esse grande território não é, entretanto,
apenas uma estrutura geológica; também é um importante elemento na história dos Elfos Negros e seu lar, Morrowind.
São devastadoras as consequências de suas erupções. Suas atividades vulcânicas ocasionam a desarborização da região central de Vvardenfell, além da formação de caminhos de terra queimada por onde uma vez a lava que emergiu do vulcão alastrou-se, a que os povos nativos chamam de foyada.
Origens durante a Era do Amanhecer
Os registros históricos no período temporal linear mais antigos da Montanha Vermelha datam a Primeira Era (First Era), pois nela ocorreu a Batalha da Montanha Vermelha, um dos mais importantes episódios da história dunmeri. Entretanto, existem menções a fatos que ocorreram antes mesmo da formação da região, durante a primordial Era do Amanhecer (Dawn Era).
Lorkhan, uma das entidades divinas responsáveis pela criação do Mundus, o universo que comporta o planeta Nirn, foi condenado pelos outros divinos por ter-lhes enganado e removido suas imortalidades. Diante da indestrutibilidade de seu coração, os divinos jogaram-no em Nirn, para que nunca fosse encontrado. Ao redor do sítio onde o Coração de Lorkhan (Heart of Lorkhan) aterrissou surgiu uma vasta região, que seria chamada de Montanha Vermelha.
Registros históricos durante a Primeira Era (1E0 - 1E2920)
Durante a Primeira Era, o Primeiro Império Nórdico (First Nordic Empire) de Skyrim adotou uma agressiva politica expansionista, invadindo militarmente e anexando regiões fronteiriças ao Oeste e Leste, respectivamente Alta Rocha (High Rock) e Resdayn, a atual Morrowind.
Entretanto, os territórios conquistados pelos Nórdicos seriam perdidos em consequência da
Guerra de Sucessão, uma guerra civil causada pelo falecimento do Rei Borgas que não deixou um sucessor direto.
Resdayn era então povoada por duas raças élficas, os Dwemer, conhecidos popularmente como "Anões" (Dwarves) ou "Povo Profundo" (People of the Deep), e os Chimer, estes últimos antepassados dos modernos Dunmer.
Tomando vantagem sobre a fraqueza politica de uma Skyrim submergida em guerra civil, ambos povos formaram uma aliança que ficou conhecida como "Primeiro Conselho" (First Council) para expulsar os Nórdicos de Resdayn e reconquistar os territórios ocupados.
Os Nórdicos foram, segundo emblemas de Grande Hrothgar, "humilhados" na Batalha da Montanha Vermelha (Battle of Red Mountain), mesmo usando o poder da Voz (Voice), sendo forçados a retirarem-se de Resdayn.
A aliança Chimer-Dwemer perdurou após a guerra, entretanto, ela não teria uma vida longa, visto que novamente conflitos entre os dois povos surgiriam.
Os sofisticados Dwemer encontraram o Coração de Lorkhan enquanto escavavam as terras da Montanha Vermelha. O Arquiteto Tonal Kagrenac planejou manipular o poder divinal do artefato para transcender os limites da mortalidade de sua raça e eleva-la a um patamar divino.
Devotos daédricos, os Chimer rugiram em guerra contra seus conterrâneos por considerarem as intenções de Kagrenac blasfêmicas. Liderados por Indoril Nerevar, invadiram vitoriosamente as fortalezas dwemeri durante a (segunda) Batalha da Montanha Vermelha.
Entretanto, durante o conflito, Kagrenac executou seus planos de forma desprevinida. As consequências foram colossais: toda a sua engenhosa raça de Elfos desapareceu, pelo menos de Tamriel.
Nerevar morreu pelas mãos de seu fiel colega Voryn Dagoth. Seus companheiros Almalexia, Sotha Sil e Vivec romperam o juramento que fizeram à Azura usando o poder do Coração de Lorkhan para aquilo que viam como beneficio de seu povo, visando a criação de um "novo mundo" para o Chimer. Proclamaram-se "deuses", e deste episódio originou-se a religião triteísta conhecida como "Tribunal".
Azura amaldiçoou o Chimer, tornando sua pele escura e seus olhos vermelhos, pela traição que sofreu dos companheiros de Nerevar, originando portanto a raça dunmeri. A Dama do Crepúsculo e do Alvorecer prometeu que o General Nerevar iria no futuro reencarnar como "Nerevarine" e derrotar os "falsos deuses" de Morrowind.
Essa sucessão de acontecimentos durante a Primeira Era são talvez os mais notórios exemplos da importância da Montanha Vermelha (ou pelo menos de seu nome) para a formação de Morrowind e do Dunmer moderno.
Entretanto, os três tribunos desconheciam que Voryn Dagoth também havia ascendido à imortalidade por meio do Coração de Lorkhan. Doravante, passaria a ser conhecido como "Dagoth Ur", o imortal inimigo do Tribunal.
Nerevarine e Dagoth Ur
A Terceira Era foi um período de derrotas para o Tribunal. Milhares de anos após os acontecimentos da Montanha Vermelha, seu arqui-inimigo Dagoth Ur havia emboscado Almalexia e Sotha Sil, obtendo em suas mãos os intrumentos de Kagrenac pelos quais poderia controlar o Coração de Lorkhan.
O Tribunal foi obrigado a erguer uma barreira mágica em torno da Montanha Vermelha, o Cercado Fantasma (Ghostfence), para impedir que a influência de Dagoth Ur se expandisse pelo resto de Morrowind. Entretanto, os tribunos perdiam seus poderes e tornando-se-ia progressivamente mais custoso manter o cercado enquanto Dagoth Ur aumentava seus poderes com o passar do tempo.
A divina trindade estava de fato perdendo sua luta de milênios contra o "demônio da Montanha Vermelha". Neste ponto Dagoth Ur já começava a manipular as mentes dos cidadãos de Morrowind através de sonhos.
Nerevarine, a profetizada reencarnação de Indoril Nerevar, após ser perseguido e vilipendiado pelo Templo do Tribunal durante todas as suas fracassadas reencarnações, mais uma vez manifesta-se em Morrowind, transportado para o Oriente por ordens do próprio imperador, Uriel Septim VII.
O Templo, fraco e sem alternativas, é obrigado a aceitar Nerevarine como o único caminho para deter Dagoth Ur da conquista de Morrowind e Tamriel.
Nerevarine adentra à Montanha Vermelha e recupera os intrumentos de Kagrenac das ruínas de Odrosal e Vemynal enfrentando os monstruosos servos da Casa Dagoth. Nas profundezas da Montanha Vermelha, trava um duelo contra Dagoth Ur destruíndo o Coração de Lorkhan, definitivamente derrotando seu pretérito carrasco e anulando a divindade do Tribunal.
Erupções
Ainda que tenham sido retradadas as consequências das erupções da Montanha Vermelha tanto em jogo quanto em livros e documentos, somente duas são apresentadas. Entretanto, com um intervalo de tempo enorme entre ambas.
A primeira teve lugar durante a Primeira Era, em 1E668, entre a derrota dos Nórdicos e a Guerra do Primeiro Conselho. Este evento, conhecido como "Morte do Sol" (Sun's Death), foi responsável pelo surgimento da planta "Raiz de Nirn" (Nirnroot), em um contexto em que o Sol foi bloqueado por cinzas. Conta-se também que a Morte do Sol tenha sido o fator responsável pela origem do Mar Interior (Inner Sea), que separa a ilha de Vvardenfell de Morrowind Continental (Mainland Morrowind).
A segunda, mais recente, ocorreu nos primeiros anos da Quarta Era, e foi resultado dos acontecimento de TES III: Morrowind. Após a destruição do Coração de Lorkhan, o Tribunal foi privado seus divinos poderes, resultando na instabilidade de Baar Dau, o meteoro paralisado no céu da Cidade de Vivec, e usado para abrigar presos politicos junto ao Ministério da Verdade (Ministry of Truth). Tentou-se mante-la no ar, entretanto, a rocha eventualmente caiu com a mesma força que carregava quando foi paralisada, resultando na destruição da cidade e no acarretamento de novos cataclismas.
A Montanha Vermelha novamente entrou em estado de erupção, e o período entre 4E5 e 4E6 ficou conhecido como "Ano Vermelho" (Red Year). Vvardenfell foi destruída, e as cinzas tornaram o território em volta do vulcão quase irrespirável. A ilha de Solstheim, ao norte de Morrowind, teve suas florestas queimadas e terras arrasadas. Formaram-se montes de cinzas nas regiões afetadas pela erupção. Supõe-se que também tenha sido o motivo do "Grande Colapso" (Great Collapse), o evento responsável pela destruição parcial da cidade de Hibernália (Winterhold).
Atenta-se à alta ordem das devastações causadas pelas erupções da Montanha Vermelha.
FONTES
http://www.imperial-library.info/content/skyrim-monomyth
http://www.imperial-library.info/content/nirnroot-missive-0
http://www.imperial-library.info/content/war-first-council
http://www.imperial-library.info/content/battle-red-mountain
http://www.imperial-library.info/content/nerevar-red-mountain
http://www.imperial-library.info/content/lymdrenn-tenvannis-journal
http://www.imperial-library.info/content/red-year-vol-i
http://www.imperial-library.info/content/red-year-vol-ii
Diálogo com Yagrum Bagarn
Diálogo com Lorde Vivec